Por que o piolho faz a cabeça coçar?

A Lara tem 10 anos e enviou esta dúvida para a nossa equipe! A resposta é de Bruna Malagoli.
Uhm… Que coceirinha chata! Piolho na nossa cabeça pode ser bastante irritante, não é mesmo? Mas já pensou se o piolho estivesse em todo o seu corpo? Pois é, piolho não vive só na cabeça, não! Na verdade existem vários tipos de piolho e cada espécie escolhe um animal e um lugar próprio nesse animal para morar. Assim, existe um piolho para o cachorro que é diferente do piolho do homem. E mais! O homem pode ter várias espécies de piolho; o piolho da cabeça, o piolho do corpo, que vive nas roupas e o piolho que mora na área genital, chamado de chato.  

Existem várias espécies de piolho e cada uma tem suas características próprias. Assim, algumas espécies são capazes de transmitir doenças sérias, que podem até levar à morte. Mas o piolho da cabeça não faz isso não! O que pode acontecer é que ao coçar a cabeça, forma-se uma ferida que pode se infeccionar. E aí sim, alguns medicamentos que as pessoas usam para isso podem ser muito perigosos…   Cada espécie de piolho tem um tempo de vida. Um piolho da cabeça pode chegar a viver até dois meses!

Mas a resposta é simples: no momento em que o piolho pica a nossa cabeça para se alimentar de sangue, um pouco da sua saliva entra na nossa pele. Junto com essa saliva entram algumas substâncias que irritam o nosso corpo, causando uma reação. é essa reação que causa a coceira e a vermelhidão na cabeça.   Assim, o piolho é como um pernilongo; ele pica e deixa uma coceira danada na cabeça da gente!

4 thoughts on “Por que o piolho faz a cabeça coçar?

      1. Ei! O Piolho é um animal que é classificado como hematófago. Isso quer dizer, que ele possui o aparelho bucal como se fosse uma agulha e, assim, só consegue se alimentar de sangue ao picar a cabeça das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *