Por que os bebês nascem chorando?

Olá, Maria Eduarda! Obrigada pela sua pergunta, eu amo bebês e acho muito interessante pensar e conhecer sobre eles! Antes de pensarmos no porquê de nascerem chorando, vamos conhecer um pouco sobre como é estar dentro da barriga da mãe.

 

A gestação geralmente dura 9 meses. Alguns bebês nascem antes do tempo, outros ficam alguns dias a mais. Você sabia que no útero existe uma bolsa chamada amniótica onde o bebê fica (imagine um mini aquário). Lá dentro, ele não respira nem se alimenta igual a gente, mas recebe todo o oxigênio e nutrientes que necessita pelo cordão umbilical.

 

Quando é chegada a hora de nascer e conhecer o mundo, a criança enfrenta grandes desafios. Imagine abrir os olhos e ver luzes, ter contato com o ar e sentir frio, tudo isso pela primeira vez… É muita novidade para os pequeninos! E ainda tem o desafio da respiração: agora ela não será mais pelo cordão umbilical. Ao nascer, os pulmões são colocados para trabalhar e os bebês sentem uma dorzinha porque precisam respirar por eles pela primeira vez, colocando para fora o líquido que recebiam da bolsa amniótica e recebendo agora oxigênio! Por isso, é normal que os bebês chorem ao nascer. Muito interessante, não é, Maria?

 

Pode acontecer que alguns bebês não chorem! Assim como nós, alguns são mais calminhos ou mais sonolentos. Por isso, a médica ou médico responsável estimula o bebê a chorar, secando-o com uma toalha, por exemplo.

 

E você sabe como acalmar um bebê que está chorando?

 

Texto  por Laís Marques, com as contribuições de Eliabe de Abreu (estudante de medicina) e Mariana França (enfermeira) e ilustração por Laís Marques e Bianca Nithack.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *