Por que os cabelos crescem?

Tem hora que a gente acha meio chato pentear os cabelos para ir à escola ou de manhã logo depois de acordar, não é verdade? Mas pense bem: e se os cabelos não crescessem? Não ia ser meio esquisito a gente ter que passar a vida inteira com a mesma quantidade de fios, sempre do mesmo tamanho? E mais, ainda podendo ficar carecas caso eles continuassem a cair cada vez que a gente os penteasse!

Bom, pensando nisso, a Vanessa, que tem 11 anos e mora na Serra do Cipó e o Washington, que tem 12 anos e mora em Caeté, nos fizeram a seguinte pergunta: por que os cabelos crescem? Quem nos ajudou a responder foi o Auro Sérgio, aluno de Medicina da UFMG. “O cabelo começa a ser formado abaixo da pele no folículo piloso. No fundo desse folículo existe um grupinho de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima. Faça o seguinte: Feche os olhos e imagine uma semente sendo plantada em um vaso. Daí algum tempo ela vai originar uma plantinha não vai? Pois é, a semente é como se fosse esse folículo piloso, que vai se multiplicando, multiplicando e originando novas células. E as células que vão morrendo com o tempo, num processo chamado de queratinização, vão sendo empurradas para fora da terra, fazendo o cabelo crescer. Assim, o nosso cabelo é nada mais que um conjunto de células mortas. E no vaso existem milhares de sementes, ou seja, existem milhares de folículos pilosos espalhados por nosso corpo. Esses folículos originam pelos, só que o pelo na nossa cabeça é chamado de cabelo entendeu?

Agora eu é que faço uma pergunta: se todos os fios crescem pelo mesmo motivo, como se fosse uma plantinha saindo da semente, por que nós não temos cabelos iguais? Interessante não? Pois saiba que os cabelos podem ser enroladinhos, ondulados, lisos, castanhos, pretos, loiros e essas características são determinadas geneticamente. A cor do nosso cabelo, por exemplo, é determinada pelo mesmo hormônio que dá cor à nossa pele, a melanina.

Por isso nossos cabelos podem ser bem parecidos com os dos nossos pais e até com os dos nossos avós. E acredite, os fios de cabelo podem crescer mais de 1cm por mês!

Agora você pode contar para seus colegas o que acabou de aprender sobre cabelos. Vamos compartilhar o conhecimento?”

3 thoughts on “Por que os cabelos crescem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *