Por que os elefantes têm trombas?

Já ficou curioso para saber por que os elefantes têm tromba? Bom, o Kaique que tem 9 anos e mora na Serra do Cipó, a Jerusa Valério de Souza Fernandes, de Ribeirão Preto, o Miguel Batista de Paula, de São Paulo e o Ennio, de Guarulhos, já! E quem nos ajuda desta vez é o professor Fabrício Santos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:

“O elefante tem tromba porque ela é essencial pra sua sobrevivência. Ela serve para beber água, para refrescar o corpo, para espantar insetos, para coletar alimentos no solo e no alto das árvores, para emitir sons, carregar coisas e até para namorar.

Além disso, os elefantes têm o olfato muito apurado, ou seja, eles percebem muito bem o cheiro das coisas e para isso usam suas trombas. Então, com a ajuda dela eles encontram água e alimento.

Por ser tão útil para esses animais, a tromba é considerada uma vantagem evolutiva, ou seja, aqueles ancestrais do elefante que tinham trombas maiores e mais eficientes tinham mais chance de sobreviver e deixar mais descendentes. Então eles puderam passar suas características para frente. Assim, o elefante herdou sua tromba dos seus ancestrais que viviam há alguns milhões de anos atrás.”

Muito legal, não é?

One thought on “Por que os elefantes têm trombas?

  1. Nenhuma criança questionou sobre os ancestrais dos elefantes, citados na resposta?
    Só porque não duvido de nada, a capacidade de criarem e estenderem as respostas com outras perguntas, então…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *