Por que os homens têm barba?

A Vanessa de Cardeal Mota (MG) nos enviou esta pergunta. Veja só que legal a resposta da Fernanda Gregory, aluna de Medicina da UFMG.

O corpo dos homens e das mulheres produz um hormônio** chamado testosterona, que faz nascer pelos no rosto das pessoas, que formam a barba. Geralmente ele é produzido em maior quantidade no corpo do homem, por isso a maioria dos homens tem barba.
Mas alguns homens possuem poucos ou pouquíssimos pelos no rosto e algumas mulheres produzem testosterona em maior quantidade e por isso tem mais pelos na face, dependendo da quantidade de testosterona produzida.
E você já percebeu que quando os meninos são crianças eles não têm barba? Isso acontece porque quando são crianças, os meninos não produzem a testosterona. Ela é produzida quando eles crescem e entram na adolescência.
Em  algumas religiões, os homens têm que deixar a barba grande e para alguns povos só os homens sábios deixam a barba crescer. Sendo assim, o uso da barba varia muito com a cultura do lugar!

**Hormônios são substâncias que todos nós produzimos e que levam mensagens para várias partes do nosso corpo. Os hormônios produzidos durante a adolescência são responsáveis pelo nosso crescimento, corpo e pela menstruação nas meninas e por várias outras modificações que acontecem no nosso corpo.

Ilustração de Rafael (Coffee) Parreiras

4 thoughts on “Por que os homens têm barba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *