Por que quando a gente bate a cabeça forte a gente perde a memória?

Você gosta de filmes? Já viu algum em que alguém bate forte a cabeça – numa parede, no chão ou numa pedra, por exemplo – e perde a memória? Será que isso é normal e acontece com todo mundo?

O Jorge, que tem 10 anos e mora em Caeté, nos deixou a seguinte pergunta: “por que quando a gente bate a cabeça forte, perde a memória?”. Quem nos ajuda a responder é Brenda Godoi, aluna da faculdade de Medicina da UFMG.

“Peraí, Jorge! Não é toda vez que a gente bate a cabeça forte que a gente perde a memória. Eu, por exemplo, já bati a cabeça várias vezes e isso não me aconteceu… Mas para entender como a gente pode perder a memória, é preciso entender primeiro como que a memória funciona. Você sabe como isso acontece?

Nosso cérebro é formado por muitos bilhões de neurônios. Mas o que são neurônios? São células que têm braços longos e bem finos, que quase se tocam. Quando o braço de um neurônio chega perto do corpo do outro, eles conversam. Então um neurônio conversa com o outro, que conversa com vários outros, e por aí vai – é uma fofoca danada!

Assim, os neurônios fazem uma rede, em que uma informação é passada e repassada entre vários deles ao mesmo tempo, formando uma grande rede – a rede neuronal. Cada vez que você aprende uma coisa nova, vê um filme ou escuta uma música, ou mesmo quando vê uma cena normal em sua vida, essa rede se modifica. é isso o que te faz formar memórias e aprender. O que acontece é que bater forte a cabeça pode perturbar a rede neuronal e em alguns casos essa perturbação pode fazer com que algumas memórias se percam.

Mas tem que ser uma pancada bem forte, viu?”

Legal, né? Provavelmente aquelas coisas que a gente vê em filme são mesmo exagero, não é verdade?

Ilustração: Leonardo Barros

2 thoughts on “Por que quando a gente bate a cabeça forte a gente perde a memória?

  1. Você acha que bater a cabeça pode fazer com que agente perda aquele entendimento de um sentimento? Eu bati a cabeça Treinando e desde então estou me sentindo estranho tipo falta algo que minha mente não está conseguindo assimilar com o meu sentir… O (entendimento…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *