POR QUE QUANDO FICO DE CABEÇA PRA BAIXO MEUS OLHOS NÃO CAEM?

Você já fez alguma atividade física, dança ou foi ao parque de diversões e ficou de ponta-cabeça? Nessas situações acontece uma sensação muito curiosa: mesmo com o corpo virado para baixo, os nossos braços e pernas  não se soltam nem caem! Mas como isso é possível? Isso acontece, porque as estruturas do nosso corpo estão fixas por músculos, ossos, ligamentos e tendões que os deixam firmes e impedem que se desprendam. Tudo isso ainda é coberto pela pele, que tem função de revestimento do nosso corpo.

Mas e os nossos olhos? Por que eles não caem? Bom, o olho como um todo é chamado de globo ocular, e ao redor dele existem músculos que o mantêm encaixado em uma região formada por ossos do nosso crânio. Eles também são os responsáveis por permitir que o olho se movimente e é a partir da ação deles que conseguimos olhar para baixo, para cima, para direita, para esquerda e para a ponta do nariz.

Além disso, existe outra estrutura que não deixa o olho cair: é o nervo óptico. Ele funciona como um fio que conecta os olhos ao cérebro passando as informações de tudo que vemos.

É isso aí, agora você pode pular, rodar, fazer piruetas e cambalhotas e ter a certeza que os seus olhos não vão cair!

Pergunta respondida por Amanda Martins, Bárbara Kelem e Bruna Dias

Ilustração: Bruno Lanza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *