Por que sai lágrimas dos olhos quando choramos ?

Eduardo Lopes fez essa pergunta para a gente!

Ei, Eduardo! Adorei sua pergunta! Muitas situações fazem a gente querer chorar, não é mesmo? Às vezes, quando brigamos com algum amigo, nos machucamos, ou até mesmo quando estamos gripados, nossos olhos começam a soltar um líquido salgado.

A lágrima é produzida o tempo todo pelas glândulas lacrimais, que são como saquinhos de células perto dos olhos. Ela possui a função de manter os olhos úmidos e limpinhos da sujeira do ar, além de ajudar a cicatrizar nossos olhos quando eles se machucam.  Mas se a lágrima é produzida sempre, por que é só às vezes que ela escorre?

Acontece que existe um canal, como um canudinho, que liga nossos olhos e nariz, e ele se une a nossa garganta fazendo com que a gente engula o líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Porém, quando estamos sentindo uma emoção muito forte, como a tristeza, a gente produz mais lágrima que o normal. Você sabia que esse líquido que a gente engole é diferente do que escorre quando choramos?

Chorar é uma reação natural do nosso corpo a alguma dor ou  sentimento. Quando nosso choro é emocional, nossa lágrima libera uma substância chamada de encefalina, e ela funciona como um analgésico que ajuda a aliviar a dor e a tensão. É por isso que nos sentimos melhor depois de botar nosso choro para fora. As lágrimas também funcionam como um pedido de socorro quando não conseguimos lidar com nossos sentimentos sozinhos, fazendo com que outra pessoa se aproxime para dar apoio emocional. 

Eu sei que muitas vezes podemos ficar desconfortáveis chorando em público, e nessas horas é importante achar um cantinho vazio para que a gente não reprima as lágrimas. Agora eu que te pergunto: por que não é saudável segurar o choro?

Texto e Ilustração de Bianca Nithack

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *