Por que sai sangue do nariz?

Silvia, quando você sangra é porque algum vasinho sanguineo  se rompeu e o sangue vazou. E dentro do nariz pode acontecer a mesma coisa: debaixo da pele bem fininha que tem dentro do nariz passam vasos sanguíneos, que são como canudinhos bem fininhos, cheiinhos de sangue. O que acontece é que essa pele que cobre a parte de dentro do nariz é muito fina, mas muito fina mesmo. E quando você põe o dedão dentro do nariz ou enfia um lápis lá dentro, por exemplo, você pode acabar machucando essa pele e rompendo os vasos que ficam ali.

Seu nariz pode sangrar também se você levar uma bolada, daquelas bem fortes, direto no rosto, o que pode machucar feio o nariz e fazer os vasos se romperem. Outras coisas podem fazer seu nariz sangrar, como o sol forte ou quando o ar está muito seco, principalmente na época de frio, o que faz com que essa pele fininha de dentro do nariz também fique muito seca e se rasgue à toa.

Se seu nariz começar a sangrar, é bem fácil fazê-lo parar: é só pedir para um adulto segurar um pedaço de algodão no seu nariz por alguns minutinhos e manter a cabeça parada, sem se mexer demais. Se estiver na época de inverno, quando o tempo é muito seco, é bom você deixar uma bacia de água no seu quarto. E lembre-se: se seu nariz sangra muito e repetidas vezes, é bom procurar um médico. Além disso, não é bom ficar cutucando o nariz depois que ele sangrar, está bem?

2 thoughts on “Por que sai sangue do nariz?

  1. Tenho um rapaz de 3 anos e seu nariz sangra vez por outra. Quando eu era criança,isso ocorria com frequencia comigo. A partir de quantas vezes que o nariz sangra é preciso levá-lo ao médico? E quais exames devo fazer para saber se está tudo bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *