Por que sentimos choque quando batemos o cotovelo?

Essa pergunta veio de uma criança de 11 anos lá de Tocantins/MG!

Bater o cotovelo na beiradinha da mesa e sentir um incômodo não é nada legal, né? Tem gente que sente choque, formigamento e até dor. Mas será por que isso acontece?

Bom, essa sensação que sentimos ao bater o cotovelo é chamado de parestesia. Isso mesmo, PA- RES- TE- SIA! É um tipo de dormência ou formigamento que sentimos por um curto período de tempo, que aparece geralmente quando algum nervo é pressionado. Os nervos permitem que alguns movimentos sejam controlados, e também, que o nosso cérebro receba informações sobre algumas sensações, como a de um carinho, a de uma superfície gelada e até a de dor. 

Quando batemos o cotovelo, o nervo ulnar é diretamente estimulado e um impulso elétrico é enviado ao cérebro – e é aí que sentimos como se fosse um choque ou uma dor estranha. Esse nervo passa pelo ombro, desce pelo braço, passa no cotovelo e termina nos dedos anular e mínimo. No seu percurso, ele é coberto por várias camadas de pele e pelos músculos, porém na região do cotovelo ele fica menos protegido e por isso é tão fácil pressioná-lo em uma quina por aí.  

Ah, e quando batemos, essa sensação não é percebida só no cotovelo, mas na mão e antebraço. Sabe dizer por que isso acontece?

Texto da Amanda Martins e ilustração do Gabriel Roberto

4 thoughts on “Por que sentimos choque quando batemos o cotovelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *