Por que sentimos sede?

A sede é a vontade de beber água, isso você já sabe. Agora, você sabia que essa vontade surge lá no cérebro? é, o cérebro é o grande chefe do nosso corpo. é ele que faz com que tudo funcione direitinho dentro da gente.

Você sabia que 60% do seu corpo é composto de água? Pois é, e tudo que acontece dentro de você, tudo mesmo, precisa e depende dessa água. Então é de se esperar que o organismo encontre soluções pra que essa água se mantenha sempre na quantidade adequada para tudo dentro de você continuar funcionando perfeitamente.

Você já reparou no tanto que seu corpo trabalha? Ele não para nem um segundo. Até quando você nem está percebendo e está quietinha, seu corpo está trabalhando. E, como já te falei, para tudo ele depende de água. Por isso é importante tomar água frequentemente.

Mas de onde vem a sede? Vamos lá! Quando seu corpo perde muita água, ele sente a necessidade de se hidratar, para manter seu funcionamento. Isso acontece, por exemplo, quando você transpira muito ou quando fica muito tempo sem beber líquidos… Você perde água tanto pelo xixi, quanto pelo suor, que sai constantemente da gente sem a gente nem sentir direito, de tão pouquinho que é. Aí, um lugar lá no cérebro, chamado hipotálamo, sente que o organismo está precisando de água e manda a mensagem de sede!

Ah, você deve estar se perguntando por que sente tanta sede quando come um alimento muito salgado, não é? Isso acontece porque no sal tem uma substância que quando fica em excesso no sangue faz muito mal pra gente. Então o hipotálamo sente que tem que diluir o sangue, ou seja, o sangue tem que ganhar mais água para que essa substância se dissolva mais e não prejudique nossas células. Vimos então que o hipotálamo manda a mensagem de sede quando comemos algo muito salgado!

Aprendeu direitinho?! Bom, é isso, Vanessa!

3 thoughts on “Por que sentimos sede?

  1. Certa vez em um curso pré vestibular o professor comentou que a sede é desfeita pelo oxigênio da água e não pela água ; a água tem outras funções que sabemos ,

  2. Cerce de 70% do nosso corpo é composto de água, ou seja, a água é extremamente importante para o nosso organismo.

    Diariamente o nosso corpo perde água, seja por urina ou suor. A sede é uma forma do nosso organismo dizer que precisa de água. Então é por isso que após comermos algo salgado por exemplo, sentimos sede. Isso ocorre pois após consumirmos muito sal, o nosso sangue fica com excesso de sódio, o que é prejudicial a saúde.

    Por isso o hipotálamo, percebe que precisa diluir o sangue, ou seja, tem mandar água pro nosso sangue, para dissolver o sódio. O hipotálamo é o responsável por nos dar a sensação de sede.

    A água é extremamente importante para o nosso corpo então beba sempre muita água, principalmente nesses dias quentes.

    Se você gostou, não esquece de voltar ao blog Gangue dos Estudantes e veja dicas e curiosidades como essa diariamente.

  3. Sem água, não há vida. Quando nosso corpo sente falta de água, sentimos sede e só a água mesmo nos alivia.
    Ah! Não adianta tentar enganar o nosso corpo bebendo refrigerantes. O refrigerantes fazem muito mais males do que bem, por isso devem ser evitados.
    A água regula os batimentos do coração, refresca o nosso corpo e, melhora a nossa disposição.
    Beber água só faz bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *