Por que soltamos gases?

Em alguma situação você já soltou pum sem querer? Já se perguntou de onde vem esse gás? Bom, o Messias, que tem 15 anos e o Gustavo, de 13, ambos de Belo Horizonte, deixaram-nos a pergunta acima. Quem fala do assunto é Débora D’ávila, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do UC, e Raphael, aluno de Medicina da UFMG.

Débora diz que é muito normal que a gente solte pum. “Isso acontece por duas razões: primeiro, pode ser que junto com os alimentos tenhamos ingerido ar também – e nosso corpo precisa eliminá-lo. Bom, jogamos fora esse gás através do pum e do arroto. Aquele cheiro desagradável do pum é causado por bactérias que vivem no nosso intestino grosso, e durante a digestão produzem o gás de sulfeto de hidrogênio”.

Já Raphael diz que “as bactérias que produzem esse gás malcheiroso são muito necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo, e o pum é algo natural e necessário”. Mas devemos ficar atentos, né? Porque soltar gases em público pode ser constrangedor e incômodo. O ideal é irmos ao banheiro ou a um local mais afastado. Além disso, é importante ficarmos antenados, pois um volume exagerado de pum pode significar que há algo diferente acontecendo no nosso organismo.Interessante, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *