Por que soltamos gases?

Em alguma situação você já soltou pum sem querer? Já se perguntou de onde vem esse gás? Bom, o Messias, que tem 15 anos e o Gustavo, de 13, ambos de Belo Horizonte, deixaram-nos a pergunta acima. Quem fala do assunto é Débora D’ávila, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do UC, e Raphael, aluno de Medicina da UFMG.

Débora diz que é muito normal que a gente solte pum. “Isso acontece por duas razões: primeiro, pode ser que junto com os alimentos tenhamos ingerido ar também – e nosso corpo precisa eliminá-lo. Bom, jogamos fora esse gás através do pum e do arroto. Aquele cheiro desagradável do pum é causado por bactérias que vivem no nosso intestino grosso, e durante a digestão produzem o gás de sulfeto de hidrogênio”.

Já Raphael diz que “as bactérias que produzem esse gás malcheiroso são muito necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo, e o pum é algo natural e necessário”. Mas devemos ficar atentos, né? Porque soltar gases em público pode ser constrangedor e incômodo. O ideal é irmos ao banheiro ou a um local mais afastado. Além disso, é importante ficarmos antenados, pois um volume exagerado de pum pode significar que há algo diferente acontecendo no nosso organismo.Interessante, né?

3 thoughts on “Por que soltamos gases?

  1. Interessante, sempre achei que pum era uma coisa desnecessária, e ainda mais horrenda, para que exista essa necessidade de nós seres humanos, fica até irritado com tal necessidade, achava que não precisava, pensava que era até uma fraqueza humana, que poderia ser até evitado, ou uma falta de educação brutal do ser humano, mas assistindo videos e lendo a respeito com as explicações dos especialistas, passo a compreender e também a entender desta necessidade biológica. Já compreendo e como produzimos tais gases e ainda de sua importante para um bom funcionamento do nosso corpo. Obrigado pelas explicações

  2. É muito normal peidar por mais que seja fedorento mas faz bemporque se a gente prender o nosso peido volta para o nosso intestino e aí o prejuízo né vai todo para cima da genteentão eu falo é muito normal pois é mesmo que você esteja com vontade de peidar pedir porque faz bemporque senão se você prender você vai ficar doente e pode ser um risco muito maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *