Por que tem poluição?

A Mirian, que tem 12 anos e mora em Diamantina, Minas Gerais, nos fez essa pergunta.

Oi Mirian! Feche os olhos e imagine um lugar muito bonito. Com uma grama verdinha, um belo rio e árvores cheias de flores. Agora imagine esse mesmo lugar cheio de lixo no chão  e com a água bem poluída e com cheiro de esgoto… Não é nada legal, né? Mas por que será que existe essa tal poluição e por que ela pode ser tão prejudicial? 

A poluição existe por causa das ações negativas do homem no meio ambiente: latinhas e canudinhos de refrigerante jogados no chão, papéis de bala jogados pela janela do ônibus, esgoto no rio, aquela fumaça preta que sai do caminhão, chiclete jogado no meio da rua, desenhos na mesa da escola… Esses são só alguns exemplos de ações negativas que levam à poluição visual, do solo, da água e do ar. Além disso, você já parou pra pensar no que acontece com o lixo que descartamos ou com a água que desce pelo ralo da torneira enquanto escovamos os dentes? É sempre bom lembrar que a poluição produzida na Terra fica na Terra, e que, na realidade, nada é “jogado fora”. 

Agora imagine o problemão disso tudo se outras bilhões de pessoas no planeta fizerem a mesma coisa. Vou te dar alguns exemplos dos desastres que a ação do homem pode causar: extinção de espécies de animais e vegetais, seca de pequenos cursos d’água, contaminação das pessoas por doenças infecciosas, desenvolvimento de doenças respiratórias, desaparecimento da água potável e até aquecimento global.

Sabemos que nossas ações são muito importantes para o futuro do planeta e das próximas gerações. Então, o que nós, sozinhos ou com os nossos amigos, podemos fazer para evitar que tudo isso aconteça ou não piore? Podemos procurar viver de forma mais sustentável! Por exemplo, não jogar lixo no chão, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, separar o lixo para a coleta seletiva e reciclagem, evitar o consumo desnecessário e  utilizar o transporte público com mais frequência.

Agora, Mirian, eu te deixo uma pergunta: será que povos tradicionais, como os indígenas, poluem o meio ambiente?

Texto de Bruna Dias e Ilustração de Marianna Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *