POR QUE TEMOS CABELO?

 

Cabelos cacheados, crespos, lisos, pretos, brancos, marrons ou alisados. Não importa o tipo de cabelo, ele ajuda a proteger uma área muito importante do nosso corpo, que é a cabeça. E isso de ter cabelo veio de um processo evolutivo… Como assim? Há muito tempo atrás, os primeiros seres humanos tinham que caçar o seu alimento e ficavam vários dias expostos ao sol. Dessa forma, o cabelo era extremamente importante para proteger as cabeças deles dos fortes raios solares, além de impedir que o suor vindo da cabeça escorresse pelo rosto.

O cabelo também nos protege do frio. Isso ocorre porque ele atua como isolante térmico, criando uma camada de ar logo acima do couro cabeludo e diminuindo a perda de calor para o ambiente. Isso permite que a gente não sinta tanto frio nessa região. 

Mas você deve estar se perguntando: E as pessoas que são carecas ou tem pouco cabelo? Elas não estão protegidas? Ocorre que, atualmente, o cabelo não é mais a única forma de proteção. Temos chapéus, bonés, toucas, sombrinhas, protetores solares, entre outros, que protegem as nossas cabeças do frio ou do sol. O cabelo ou a falta dele também  contribuir para a formação das características pessoais e da identidade de cada um, por isso existem pessoas de cabelos, curtos, compridos, coloridos, com tranças, dreads e até aquelas pessoas que não tem cabelo nenhum.

Pergunta respondida por Amanda Martins, Bárbara Kelem e Bruna Gonçalves.

Ilustração de Rayanne Vieira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *