Por que temos calos nas mãos?

O Igor e o Carlos Daniel têm 10 anos, moram em Caeté e nos mandaram essa pergunta, que foi respondida pelo Auro Sérgio, estudante de Medicina da UFMG.

Para entender por que temos calos, vamos ver primeiro se a nossa pele é do mesmo jeito em todo o nosso corpo. A pele da palma da mão é parecida com a do dorso da mão? E a pele da sola do pé com a parte de cima do pé? Passe a mão, sinta… estou esperando…e aí é parecida!? Não né!? E a pele do cotovelo e do joelho também são diferentes? O que você percebe de diferente? é como se a pele desses lugares fosse mais durinha, mais grossa e menos elástica não é mesmo!? Mas por que isso acontece?

A nossa pele é composta por 5 camadas. E a camada mais externa, a camada de queratina, é que é a responsável por essa diferença que você percebeu, por exemplo, no cotovelo. Essa é uma camada de proteção muito importante. O calo nada mais é que uma região da nossa pele em que essa camada de queratina fica maior que o normal, dando aquele aspecto duro e rígido que você conhece.

Mas por que a gente tem calo? Quando a nossa pele é submetida a forças, pressões repetidas, por exemplo, pelo cabo da enxada nas mãos de um lavrador, as células da nossa pele multiplicam-se mais, fazendo essa camada de queratina crescer, na idéia de se proteger. Então, nesses locais, a pele vai ficando cada vez mais durinha, grossa, rígida e,de repente, você percebe que tem calo.

Mas nem sempre é necessário uma força grande como o da enxada para formar calo. Por exemplo, muitas pessoas têm calo por causa de escrever, e você!?   Bom, agora que você já sabe como o calo é formado, pode contar para os seus colegas, explicando que é uma reação da pele a uma força, o chamado atrito. Vamos expandir o conhecimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *