Por que temos dedos nos pés?

Olá Caio,

Então!

Nós temos dedos no pé porque somos descendentes dos tetrápodes, que são animais que evoluíram a partir de alguns peixes. Esses terápodes tinham quatro patas e cinco dedos tanto nos pés que são os membros posteriores, quanto nas mãos que são os membros anteriores.

Muitos animais, como os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos como nós, descendem dos primeiros tetrápodes. Ou seja, esses tetrápodes foram se reproduzindo e geraram diferentes filhotes que se reproduziram e geraram filhotes mais diferentes ainda. Assim depois de milhões de anos, eles originaram animais tão diferentes quanto um sapo, uma cobra e um homem. Algumas espécies de descendentes dos Tetrapódes, que conhecemos hoje, ainda possuem cinco dedos. Como exemplo, temos nós, os humanos, e as iguanas.

Já outras espécies modificaram-se bastante a partir deste ancestral pois têm um número reduzido de dedos. Os cavalos e zebras, por exemplo, têm apenas um dedo em cada membro. Já as capivaras têm quatro dedos nas patas dianteiras e três nas patas traseiras. E as cobras são tãaaaao diferentes dos Tetrápodes que não têm nem dedos e nem membros!

Ilustração: Bruno Sommerfeld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *