Por que temos dentes?

Se você tem um irmão ou primo que seja um bebê muito pequeno, certamente já deve ter visto que ele não tem dentes. E bebês sem dente são uma gracinha, não é verdade? Mas já imaginou se você não tivesse dentes? Já tentou falar sem eles alguma vez, de brincadeira? E comer então? Deve ser complicado tentar comer quando muitos dentes caem, não é mesmo?

Para que os temos, sabemos bem. Mas afinal, por que temos dentes? Foi essa pergunta que o João Lucas (que tem 10 anos e mora em Caeté) e a Luana (que tem 12 e mora em Diamantina) nos fez. Quem responde é a Amanda Salvo, aluna de Medicina da UFMG:

“Olá, tudo bem?

A resposta para sua pergunta vem de milhões de anos atrás, quando surgiu por acaso em algum animal que vivia no planeta o primeiro dente de que se tem notícia. Ter dentes trouxe tantas vantagens para esse animal, como na hora de lutar por alimentos ou de se defender do seu predador, que isso permitiu que ele sobrevivesse, se reproduzisse e tivesse filhotes com a mesma característica, ou seja, com dentes. E como o pai, esses filhotes também tiveram vantagens e passaram essa característica para frente.

é por isso que temos dentes: porque desde que surgiu o primeiro dente, isso foi tão vantajoso para os animais que o possuíam, que essa característica atravessou milhões de anos, milhares de gerações e espécies e hoje é comum não só em nós humanos, mas na maioria dos animais que vivem no planeta.

E veja só como é mesmo importante para nós ter dentes! São eles quem trituram os alimentos que comemos, formando vários pedaços menores, que chegam ao estômago e são digeridos com mais facilidade. Já reparou nos bebês? Logo que nascem não têm nenhum dente! Só se alimentam do leite materno. Mas quando crescem, já têm dentes fortes para mastigar qualquer alimento, seja comer uma carne, morder uma maçã… e transformá-lo em vários pedacinhos que o estomago então vai digerir! Por isso que sua mãe sempre fala para você comer devagar, mastigando bem os alimentos!

E os dentes também são importantes para a nossa fala, sabia?  é que o ar que vem lá dos nossos pulmões encontra a língua, as bochechas, os dentes e os lábios antes de virar os sons que saem da nossa boca.

Viu só a importância dos dentes? Não é à toa que eles são nossos velhos camaradas há milhões de anos!”

E uma coisa importante: cuide bem dos seus dentes para que eles durem por muito tempo!

3 thoughts on “Por que temos dentes?

  1. É chato e até engraçado para uma pessoa que usa um par de dentaduras, por algum motivo, se ver privado delas. Tem dificuldades em pronunciar as palavras; por falta de mastigação, perde parte do sabor dos alimentos. E na hora de sorrir para as pessoas então?
    Vantagens de um banguelo assumido: 1) Nunca morde a língua; 2) Nunca precisa escovar os dentes; 3) Consegue lamber a ponta do nariz; 4) Consegue rir mais discretamente sempre que a situação o exigir; 5) Nunca mais ter dor de dente, e nem ter que enfrentar o motorzinho de obturação ou o pior, o boticão para extrair dentes. 6) A estética opcional, usar as dentaduras ou não nos encontros com amigos, nas reuniões sociais, ou em casa com a família.

  2. Cuidemos dos nossos dentes com carinho, indo ao dentista regularmente e escovando-os sempre.
    Quando a perda dos mesmo é inevitável, sentimos então o quanto eles eram importantes.
    Dentes saudáveis é saúde, e é a boa mastigação, o primeiro estágio da boa digestão, além da estética e da boa impressão que se passa para as pessoas.
    Chorar de dor de dentes, da vergonha, além do horroroso mau hálito, que indica falta de higiene bucal que indica saúde precária.
    Imaginem o vexame de jogar a dentadura para fora da boca na hora que formos rir bem à vontade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *