Por que temos dor de barriga?

Acho que todo mundo já sentiu dor de barriga, não é mesmo? Essa pergunta já foi dúvida de várias crianças e quem nos ajuda a entender isso é o Lucas, aluno de medicina da UFMG.
A dor física é uma sensação que indica que há algo diferente acontecendo com o nosso organismo. Ela é um alerta sobre alguma alteração que provocou ou que possa provocar dano ao nosso corpo.

Essa sensação é percebida no tálamo, que é uma porção do cérebro que participa da sensibilidade da dor. No tálamo, existem células específicas, os neurônios nociceptivos, que emitem prolongamentos muito longos, como se fossem braços que se ligam a outros neurônios e a várias partes do nosso corpo. Dessa forma, as extremidades desses braços podem estar localizadas nos órgãos dentro da nossa barriga.
Assim, caso algo estranho esteja acontecendo nesses órgãos, essas extremidades são acionadas e mandam uma mensagem ao tálamo, que então gera a sensação de dor, nesse caso, na barriga.

Mas o que pode acionar essas fibras?
Várias coisas! Por exemplo, tudo que possa irritar esses tecidos pode provocar a dor. Uma inflamação provocada por vermes ou outros bichinhos, alimentos estragados, grande quantidade de gás no intestino, pancadas, muito tempo sem fazer cocô, variações no ciclo menstrual das meninas e até mesmo alguns medicamentos podem causar essa dor.
Além disso, existem dores na barriga que não são provocadas por irritações diretamente nesse local. Algumas pessoas, por exemplo, quando ficam estressadas, muito ansiosas ou depressivas podem sentir dor na barriga. Viu quanta coisa pode provocar essa sensação desagradável?

Por isso, é importante ficar atento à dor de barriga e procurar um adulto para te ajudar. Caso essa dor não passe logo, é bom procurar um médico para que ele possa cuidar direitinho de você e tentar te ajudar a solucionar esse problema.
Interessante, né?

3 thoughts on “Por que temos dor de barriga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *