Por que temos dor de cabeça?

Você já sentiu dor de cabeça alguma vez? Talvez depois de correr muito ou ficar muito tempo no sol? Já se perguntou como e por que sentimos essa dor? Afinal, o que causa dor de cabeça e por que a sentimos? Foram essas perguntas que muitas crianças nos fizeram: a Larissa e o Samuel (que têm 9 anos e moram em Caeté), e também muita gente de Morada Nova de Minas: a Ana Maria, o Felipe e a Raiane, que têm 10 anos, e o Marcos e a Sabrina, de 11, e também a Luana de Cardeal Mota, o Breno, de Diamantina, e a Ana Clara, pelo site.

A Ana Luiza Reis, que é aluna de Medicina na UFMG, nos ajudou a olhar um pouquinho mais fundo nessa pergunta tão popular.   A primeira coisa a que ela chama atenção é que não existe um único motivo para que a gente sinta dor de cabeça: ela pode ter várias causas. Algumas delas podem ser febre, ficar muito tempo debaixo do sol quente, algum problema nos olhos, bater a cabeça muito forte no chão ou em qualquer coisa dura, ou mesmo uma infecção.

Ou a cabeça pode doer por causa de uma meningite. Já ouviu falar nela? “é a inflamação e infecção das meninges”, diz Ana Luiza. Mas ela explica mais: “meninge é uma membrana, como se fosse um plástico, que reveste o cérebro. E quando a meninge fica inflamada, a pessoa tem muita dor de cabeça”. E você sabia que muitas substâncias, que prejudicam a saúde, podem irritar as meninges e causar dor de cabeça? O álcool é uma delas. A aluna diz que é por isso que depois de beber muita bebida alcoólica, uma pessoa fica de ressaca – e sente muita dor de cabeça.

E Ana também chama atenção para uma coisa: pode ser que às vezes, quando a gente fica muito nervoso e ansioso – por causa de uma prova, por exemplo – a cabeça pode começar a doer também. “Isso acontece porque nessa situação, os músculos do seu pescoço e da sua cabeça se contraem muito. é quando alguém diz que você está tenso. Aí, através dos nervos, uma mensagem de dor chega ao seu cérebro”, ela conta. O que causa essa dor são as contrações dos músculos da cabeça e do pescoço, mas quem sente a maior parte dela é a cabeça.

Ana Luiza lembra ainda que há aquelas dores causadas por um vaso sanguíneo que se “estufou” demais ou por uma massa de células que se forma dentro do crânio – isso faz apertar o que está em volta e fazem os nervos levarem um sinal de dor ao cérebro. “Mas esses casos são bem mais difíceis de acontecer”, conclui.

E Ana deixa um recado: “a verdade é que existem muitos tipos de dores de cabeça e o melhor a se fazer se essa dor te incomoda muito é ir ao médico. Só ele saberá te dizer o que está causando essa dor e o que você deve fazer pra aliviá-la. Entendido?”

Então já sabe! Se cuidar bem nunca é demais quando o assunto é saúde!

One thought on “Por que temos dor de cabeça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *