Por que temos fome?

Não é uma delícia comer quando se está com fome? Parece normal, mas você já parou para se perguntar de onde vem essa sensação? Por que a gente sente fome? Essa é a pergunta da Fernanda que mora em Caeté, e da Pámela, de Morada Nova de Minas, ambas com 10 anos de idade.

Quem responde é a Ana Luiza Reis, aluna de Medicina da UFMG:   “Oi meninas, boa pergunta! Já imaginaram se a gente não sentisse fome? Talvez passaríamos horas sem comer… e vocês já sabem: nosso corpo precisa de alimento para nutrir as células, para elas se dividirem, se multiplicarem e nos fazer crescer.

Mas então, de onde vem essa sensação de fome? Não, não vem do nosso estômago quando ele ronca. Sabiam que mesmo se não tivéssemos estômago ainda teríamos apetite?

Mas e então? De onde será que vem isso?

Bom, vocês sabiam que o cérebro é o grande chefe do nosso corpo? Pois é. é ele que manda em tudo que acontece com a gente. O nosso pensar, falar, movimentar, nosso sentimento de alegria, tristeza e claro, a nossa sensação de fome!

Lá dentro do cérebro tem uma estrutura, do tamanho de uma amêndoa, chamada hipotálamo. é lá que fica o “centro da fome”. O estômago vazio manda sinais para o cérebro, ou melhor, para o centro da fome, despertando a nossa vontade de comer. Então comemos e o alimento vai enchendo o estômago até nos sentimos cheios, não é mesmo? Isso de se sentir cheio é chamado de sensação de saciedade, ou seja, não há mais vontade de comer. E essa sensação ocorre porque quando o estômago fica cheio e os nutrientes dos alimentos entram no sangue, um outro sinal é enviado ao hipotálamo, mas esse sinal chega no “centro da saciedade”. Legal, não é?

Mas há algo mais legal nisso tudo! Vocês já repararam que muitas vezes, só de olhar pra uma comida muito bonita ou sentir um cheiro muito gostoso de algum alimento, parece que surge uma fome enorme na gente? Dá uma vontade maluca de comer essa comida que é bonita ou que tem cheiro bom. E isso acontece porque apenas a visão e o cheiro podem ativar a sensação de fome! São estímulos falsos que o nosso cérebro recebe que o faz pensar que o nosso corpo está precisando de comida.

Agora, meninas, não se esqueçam: sempre que tiverem fome, devem preferir alimentos saudáveis e nutritivos, porque eles nos fazem crescer muito mais fortes e bonitos!”

Então quer dizer que mesmo se a gente não tivesse estômago ainda sentiríamos fome? Interessante!

Ilustração: Bruno Lanza

One thought on “Por que temos fome?

  1. (Correção) Se não tivéssemos estômago não teríamos fome, pois ele é responsável por mandar a informação para o cérebro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *