Por que temos orelhas?

Para que servem as nossas orelhas? Será que é só para proteger o ouvido? E como será que outros animais usam suas orelhas? Quem fala deste assunto para a gente é a Ananda Teixeira, aluna de Medicina da UFMG. Quem nos deixou a idéia para falar sobre isso foi a Ana Luiza, que tem 11 anos e mora em Caeté. Veja só o que a Ananda disse para a gente:

“Olá Ana Luiza! Você deve estar se perguntando se as orelhas existem só para podermos pendurar os brincos, certo? Bom, as orelhas têm mesmo um papel cultural importante. Em algumas tribos indígenas, quanto maior o buraco feito na orelha e maior o enfeite colocado (que pode ser até um prato!) mais alta é a posição de alguém naquela sociedade. Mas as orelhas também desempenham outras funções importantes, sabia?

O pavilhão auditivo, ou orelha, como é mais conhecido, é muito importante para a nossa audição, e sua função principal é recolher os sons. Ela funciona como um funil que direciona o som para dentro do ouvido. Mas além disso, a orelha também funciona como uma radar, que ajuda a localizar de onde o som está vindo!

Assim, se não tivéssemos orelhas, ficaria muito difícil ouvir todos os sons que estão à nossa volta. Só por curiosidade, você sabia que as orelhas em alguns animais podem ter funções bem diferentes? Nos morcegos, por exemplo, elas funcionam como se fossem olhos – eles “enxergam” os outros animais quando percebem as ondas de sons que eles enviam. E os elefantes usam as orelhas para regular a temperatura corporal, abanando-as para se refrescar.

Para quanta coisa importante servem as orelhas, não é mesmo?”

Legal, não é mesmo?

2 thoughts on “Por que temos orelhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *