Por que temos ossos?

Os ossos são estruturas duras, de formato, cor e número variável. Podem ser encontrados desde a cabeça à ponta dos dedos dos pés. Se eles são distribuídos por todo o corpo, devemos ter muitos ossos, né? E temos sim! No corpo humano existem cerca de 206 ossos. Os ossos possuem formas bem diferentes. Temos ossos que são bem curtinhos, outros bem fininhos e alguns que são bem compridos. Os ossos possuem muitas funções, cada uma mais importante que a outra. Uma delas é a proteção dos órgãos internos. Já imaginou se não tivéssemos ossos na cabeça? Quem protegeria nosso cérebro? Se fosse assim, seria impossível cabecear uma bola de futebol!

Os ossos também servem de apoio para nossos músculos, funcionando como uma espécie de moldura, ajudando a desenhar os contornos de nosso corpo. Sem os ossos, aonde os músculos iriam se fixar?

Outra função importante dos nossos ossos é a produção de células sanguíneas. Dentro dos ossos longos está a medula óssea, nela são produzidas as células brancas e as células vermelhas, que compõem o nosso sangue.

Junto com as articulações e os músculos, os ossos contribuem para que possamos nos mover, correr, pular, pegar objetos e mais uma porção de tarefas.Que tanto de funções! Mas ainda tem uma outra, não menos importante. Os ossos podem funcionar como reservatório de cálcio, fósforo e outros nutrientes. O cálcio é super importante para as células do nosso corpo, assim como para os ossos. Nos momentos em que os níveis de cálcio no sangue começam a ficar perigosamente baixos, um hormônio é liberado e então as células ósseas chamadas ‘osteoclastos’ começam a retirar cálcio do osso, jogando-o na corrente sanguínea. Esse processo é fundamental para nossa sobrevivência. Viu só por que precisamos tanto dos ossos?

Bacana, né? Se você quer saber mais sobre o assunto, dê uma olhada nas perguntas aí ao lado!

5 thoughts on “Por que temos ossos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *