Todos já ouviram falar que beber água é muito importante para o bom funcionamento do organismo, não é mesmo? Mas por que será que a água é tão importante? Por que temos que beber muita água? Quantos dias podemos ficar sem ingeri-la? Essas dúvidas foram enviadas por Rafael Nunes que mora em de Belo Horizonte, Pedro Henrique, Pedro Gabriel e Hevert Maciel, que moram em Martinho Campos. Quem nos ajuda com essa questão é o Luiz Fernando, aluno de medicina da UFMG:

“A água é indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto, ou seja, mais da metade do nosso peso vem da água do nosso corpo. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela.

A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no sangue, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos.

Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem beber líquidos pode matar. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia. Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz muito exercício, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado.

Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água! A gente perde água por diversas formas como pelo xixi, respiração, pele, coco e suor. Por isso e muito importante beber água varias vezes ao dia!”