Por que temos sobrancelhas?

Essa foi a dúvida de 5 amigos da Universidade das Crianças: Daniel de 9 anos e Ana Luiza de 11,que moram em Caeté, Isabela e Kaique têm 10 anos e moram em Belo Horizonte e Maria Eduarda,que tem 10 anos, é de Morada de Minas.

A Camila Rabelo, aluna de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, nos ajudou a responder essa pergunta, olha só que legal:

A gente tem sobrancelha porque alguns de nossos ancestrais também tinham. As sobrancelhas são importantes para a proteção dos olhos, a curvatura desenhada por seus pelos impedem que o suor que escorre da testa, ou que a água da chuva atinjam os nossos olhos. Isso foi importante para os nossos ancestrais, porque eles podiam enxergar mesmo debaixo de chuva e encontrar abrigo, e em situações de fuga. Era normal que eles suassem muito, e, nesse caso, as sobrancelhas protegiam a visão do suor e eles podiam continuar enxergando o caminho a frente e a posição de seus inimigos. Por ser uma característica muito útil, a sobrancelha é considerada uma vantagem evolutiva. Assim, a sobrevivência deles foi mais fácil e por isso eles puderam ter filhos e passar suas características pra frente. Desse jeito, a gente herdou nossas sobrancelhas desses ancestrais que as passaram de geração para geração, até chegar em nós.

Mas qual é a vantagem em ter sobrancelhas nos nossos tempos? Bem, tanto nós como outros mamíferos temos esse conjunto de pelos acima dos olhos, que nos ajudam a proteger esse importante órgão da visão. Para isso também são muito importantes os cílios e as pálpebras, que são as peles que cobrem nosso olho. Com tudo isso fica bem mais difícil cair um cisco no nosso olho, não é mesmo ? E fica mais difícil também a entrada de microorganismos que podem nos deixar doentes, como uma bactéria. Além disso, as sobrancelhas também impedem que o suor atinja nossos olhos.

Nós, humanos, também usamos as sobrancelhas pra uma coisa muito importante que é nos expressarmos, ou seja, mostrar como estamos nos sentindo. Às vezes, só de olhar pra uma pessoa sabemos se ela está brava. Isso porque reparar nas sobrancelhas dela ajuda muito, porque aí, só de olhar, já sabemos que é melhor nem chegar perto! Viu só como é útil? Agora você já pode começara reparar na expressão do seu rosto quando estiver triste, feliz, nervoso ou até cansado!

Ilustração: Leonardo Barros

One thought on “Por que temos sobrancelhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *