Por que temos umbigo?

Será que o nosso umbigo tem alguma função? Ou será que ele já teve e já não tem mais? Bom, essa dúvida é da Izabele de Belo Horizonte, do Jorge de Caeté e da Lílian que mora na Serra do Cipó. O aluno de Medicina da UFMG Aluisio Medeiros nos fala sobre isso.

“Você já deve ter reparado que o umbigo não desempenha função alguma no nosso corpo, não é mesmo?   Isso acontece por que o umbigo é uma cicatriz que temos na barriga. Isso mesmo, uma cicatriz, e não um órgão. Dê uma olhadinha no seu umbigo.

Hum, mas você já se perguntou o que fez para ter essa cicatriz?   Quando o seu corpo ainda estava se formando no útero de sua mãe, ele já precisava de alimento e oxigênio para se desenvolver. Então, entre o útero da sua mãe e a sua barriga formou-se uma espécie de canudinho, chamado de cordão umbilical. Esse canudinho continha principalmente vasos sanguíneos e é por meio dele que a sua mãe e todas as outras puderam passar nutrientes, oxigênio e retirar o que não era necessário para você e os outros bebês. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.

Mas o que tudo isso tem a ver com o umbigo?   Quando nascemos, logo após o parto, esse cordão umbilical é cortado pelo médico. E assim, o pedacinho que ficou ligado à nossa barriga vai morrer e o local onde tínhamos o cordão umbilical vai cicatrizar e originar o nosso umbigo.”

Legal, né?

One thought on “Por que temos umbigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *