Porque na época dos Homens das Cavernas os continentes eram juntos?

Essa é a pergunta da Sophia, que é de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Olá Sophia! Acredito que você já tenha ouvido falar que há muito tempo atrás não havia a separação dos continentes como conhecemos hoje. Essa teoria foi proposta em 1912 por um meteorologista e geólogo alemão chamado Alfred Wegener. Ao olhar o mapa-múndi, ele começou a perceber que a África e a América do Sul se encaixavam como se fossem peças de um quebra cabeça. Sua teoria dizia que há cerca de 290 milhões de anos, existia na Terra apenas um continente gigantesco, chamado Pangeia e um oceano enorme, chamado Pantalassa. Esse supercontinente de nome diferente foi se separando ao longo do tempo e dando origem aos continentes e aos oceanos que conhecemos hoje. 

A palavra “Pangeia ” vem do idioma grego Pan (tudo), e Gea ou Geia, (terra), e o nome “Pantalassa” vem também do grego, pan (tudo) e thalassa (oceano). Sendo assim, você consegue imaginar porque eles receberam esses nomes?

Mesmo com as pesquisas de outros cientistas, essa teoria ainda é bem aceita. Isso porque ela se baseia na observação de que a crosta terrestre, uma camada sólida, dura e mais superficial da Terra, é dividida em vários pedaços, chamados placas tectônicas que estão flutuando sobre o magma, um líquido muito quente e pastoso, e, assim, podem se mover.  

Mas e os homens das cavernas? Onde eles aparecem nessa história? Bom, a espécie conhecida como Homem das Cavernas é chamada de “Homem de Neandertal” (Homo neanderthalensis), e estava presente na Terra entre 400 mil e 30 mil anos atrás. Parece muita coisa, mas não é quase nada comparado a 290 milhões. Dessa forma, a gente pode perceber que na época dos Homens das Cavernas os continentes já haviam se separado há muuuuito tempo! 

Então já que nessa época os continentes eram da mesma forma que são hoje, o que será que era diferente?

Pergunta respondida por Bruna Dias e ilustrada por Dazy Teodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *