Pra que temos queixo?

A gente tem queixo porque alguns de nossos ancestrais muuuuito antigos tinham queixo. E por ser tão útil, o queixo é considerado uma vantagem evolutiva, ou seja, os nossos ancestrais que tinham queixo tiveram uma vantagem sobre aqueles que não tinham. Assim, a sobrevivência deles foi mais fácil e por isso eles puderam ter filhos e passar suas características pra frente. Desse jeito, a gente herdou nosso queixo desses ancestrais que o passaram de geração para geração, até chegar em nós.

Agora, é importante saber por quê o queixo é tão importante pra gente. Bem, para começar, devemos lembrar que é no osso do queixo, que se chama mandíbula, que estão fixados os dentes de baixo. Os dentes de cima estão fixados em um osso chamado maxila. Esses dois ossos, juntamente com os dentes e com os músculos responsáveis pela mastigação, permitem a abertura e o fechamento da boca, que são os movimentos que a gente faz para mastigar os alimentos. Aí, os dentes podem cortar esses alimentos, o que facilita a nossa digestão.

O queixo é importante também para fixar outros músculos que são essenciais para mexer a boca e a bochecha. Esses músculos são usados quando a gente fala, assovia, toca uma flauta ou até quando a gente precisa fazer uma cara feia porque não gostou de alguma coisa.

A gente usa o queixo para muitas coisas, não é mesmo?

One thought on “Pra que temos queixo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *