Qual a composição das unhas?

As unhas? Ah… Elas são placas de células mortas cheias de queratina e sais minerais! Vou explicar isso direito.

Queratina é uma proteína presente em várias partes do nosso corpo. Ela está presente no cabelo e na camada mais externa da nossa pele.

Olhe para sua unha. Veja que ela entra para debaixo da pele de cima do seu dedo. Debaixo dessa pele fina está uma estrutura chamada raiz da unha. A partir da raiz, acontece uma multiplicação de células. Ao mesmo tempo em que as células são produzidas, elas vão se enchendo de queratina, morrendo e são empurradas pra frente, fazendo com que a unha cresça.

Você sabia que a aparência da unha pode também indicar doenças? Pois é… Unhas fracas, quebradiças, mais claras ou mais escuras indicam falta de vitaminas, de sais minerais ou outros problemas de saúde que uma pessoa pode ter.

E você sabe o que a unha não tem? Ela não tem nervos, nem vasos sanguíneos. Não tendo nervos, você não sente dor nem sensação de temperatura através dela. Imagine se não fosse assim, que sofrimento seria cortar as unhas?

E por que não tem vasos sanguíneos? Como já disse, a unha é composta por placas de células mortas. Então a unha não precisa receber oxigênio ou nutrientes levados pelo sangue.

Agora, isso de comer unha é só uma grande porqueira. Debaixo dela está cheio de sujeira, que vai se acumulando durante todo o dia. Já pensou em cada coisa que não deve ter aí? é melhor nem pensar…

One thought on “Qual a composição das unhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *