Quantas minhocas temos no cérebro?

A Natália nos disse que, quando fazia ou falava alguma coisa com o que sua mãe não concordava, ela costumava dizer: “Até parece que tem minhoca na cabeça!”

Mas, na verdade, Natália, não temos minhocas no cérebro. Aquelas estruturas que a gente vê em figuras de livros, que se parecem mesmo com minhocas, são o que os cientistas chamam de giros do cérebro.

O número de giros pode variar um pouquinho de pessoa para pessoa e até de um lado para o outro do cérebro de uma mesma pessoa. Mas a gente deve ter mais ou menos uns 20 giros de cada lado do cérebro.

Na verdade, essas minhocas ou giros não são estruturas separadas. Todas elas estão conectadas umas às outras, formando uma estrutura muito bem organizada, que a gente chama de cérebro, e que nos permite ter uma capacidade imensa de pensar.

Esses giros são todos formados a partir de uma estrutura só, parecida com um tubo comprido. Aí, enquanto você foi se desenvolvendo na barriga da sua mãe, esse tubo foi crescendo. Só que esse tubo cresceu dentro do crânio, que é como uma caixa de paredes duras e que, por isso, não deixou esse tubo ocupar um espaço muito grande. Então, esse tubo foi se dobrando e dobrando e assim foram se formando as “minhocas” da cabeça.

é por ter os giros do cérebro que a gente consegue pensar tanta coisa, ter ideias novas, enxergar, ouvir sons, sentir cheiros e muitas outras coisas.

3 thoughts on “Quantas minhocas temos no cérebro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *