QUANTAS VEIAS TEMOS NO CORPO?

Pergunta do Gabriel Silva de 10 anos: “Quantas veias temos no corpo?”


Olá Gabriel! Você já tentou contar quantas estrelas existem no céu? Ou quantos fios de cabelo existem na cabeça? Pois é, não é uma tarefa fácil, não é? O mesmo acontece ao tentar contar todas as veias que temos.

Os vasos sanguíneos são compostos por veias e artérias e funcionam como canudinhos que guiam e transportam o sangue pelo nosso corpo. As artérias são responsáveis por levar do coração o sangue rico em oxigênio a todas as células, enquanto as veias trazem o sangue pobre em oxigênio de volta ao coração. O sangue contém , além do oxigênio, nutrientes e células especiais que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, por isso todas as células precisam dele, desde as da cabeça até as da ponta do dedão do pé.

Existem veias grossas como uma mangueira e outras bem fininhas. Há também veias superficiais, que conseguimos ver pela nossa pele, e outras mais profundas, que não conseguimos enxergar. Pensando em tudo isso, dá pra imaginar o montão de veias que nós temos?
Outro fato interessante é que o número de veias que temos pode mudar em determinadas situações. Eu vou te dar um exemplo: quando sua mãe estava grávida, ela precisava de mais sangue circulando no corpo para que você nascesse saudável e, por isso, surgiram novos vasos sanguíneos para dar conta do recado. Além disso, a quantidade de veias pode variar entre você e seus coleguinhas, e até mesmo entre o seu lado direito e o esquerdo! Isso é chamado de variação anatômica, e é comum entre os seres humanos.

Por tudo isso, não podemos dizer com certeza quantas veias existem no corpo, mas vimos o quão importante elas são, não é mesmo?

Pergunta respondida por: Amanda Martins, Bárbara Kelem e Bruna Gonçalves.

Ilustração: Dazy Teodoro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *