Quem inventou o primeiro foguete para ir ao espaço?

Essa foi a pergunta da Lívia, de 11 anos.

Oi, Lívia!

Você sabia que a origem do foguete é muito antiga? Não se sabe ao certo, mas acredita-se que o primeiro foguete foi inventado pelos chineses há muito tempo, no século XIII. Porém, naquela época, o que eles chamavam de foguete era bem diferente dos que temos hoje em dia. Para você ter uma ideia, o seu material era feito de bambu e pólvora, e ele era utilizado como armas e em algumas cerimônias religiosas.

Com o passar do tempo esses foguetes foram sendo aprimorados; eles começaram a ser feitos de metal e continuaram a ser utilizados como armas em muitas guerras, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial. 

Mas a ideia de utilizar foguetes para explorar o espaço só começou no início do século XX,  com um russo chamado Konstantin Tsiolkovsky. Ufa! Que nome difícil! Ele não chegou a construir o foguete, mas suas ideias foram importantes para os próximos que surgiram.

Foi aí que um outro homem, chamado Robert H. Goddard começou a pensar: “Será mesmo que foguetes são capazes de atingir grandes alturas?”. Com isso, Goddard começou a realizar vários experimentos para testar essa hipótese, e construiu o primeiro foguete movido a combustível líquido do mundo! Mas o pequeno foguete só voou por 2 segundos e meio, e atingiu apenas 12,5 metros de altura. Bem pouquinho se comparado aos foguetes atuais, que podem atingir 11200 metros em apenas 1 segundo.

Depois disso, a tecnologia dos foguetes foi evoluindo, e novos recordes envolvendo foguetes foram sendo atingidos. E, finalmente, em 1950,  o primeiro foguete criado para ir ao espaço foi desenvolvido lá nos Estados Unidos, e recebeu o nome de foguete Viking. Seu material era de alumínio e ele atingiu os incríveis 168 Km de altura.

Hoje, os foguetes continuam a ser aprimorados, e já foram responsáveis por colocar satélites em órbita na terra, levar animais e pessoas para o espaço, e até mesmo levar o homem à lua.

Agora eu que te pergunto: você sabe qual foi a primeira pessoa a ir à lua?

Respondida por Bárbara Bandeira
Ilustração de Maria Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *