Esta resposta está dispónível em áudio. Escute aqui

Esta pergunta foi respondida por

Bruno Lanza
Arte / ilustrador |

Esta pergunta foi enviada por
Não informado de Não informado.

Descubra abaixo perguntas que tem a ver com o que você descobriu.







Existem pelo menos duas respostas para esta pergunta. Uma resposta religiosa é de que os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Você talvez queira ouvir uma resposta formulada com base em teorias científicas. Não sei se você vai ficar satisfeita com essa resposta, mas lá vai: a partir de uma perspectiva científica, não há necessidade de haver seres humanos. Os seres humanos são apenas animais como todos os outros, que, assim como existem, poderiam não existir.

Na biologia, há uma teoria que fala sobre isso. Essa teoria se chama evolução por seleção natural e foi formulada por um cientista inglês chamado Charles Darwin, que viveu no século XIX. A teoria da evolução por seleção natural é muito fácil de compreender. Em resumo, ao observar as variadas características de forma e comportamento dos seres vivos (que eram transmitidas de geração para geração), Darwin deduziu que, dependendo do ambiente, algumas características podem ser mais adaptativas do que outras, fazendo com que alguns indivíduos vivam mais ou se reproduzam mais.

Quer ver um exemplo? Na Inglaterra, existe um tipo de borboleta que pode apresentar duas cores: cinza ou preto. Essa borboleta se chama betulária, porque ela costuma pousar numa árvore de casca cinza que se chama bétula. Inicialmente, a maioria das borboletas era cinza. A cor cinza funcionava com uma excelente camuflagem. Assim, as borboletas cinza pousavam sobre as árvores cinza e não eram vistas pelos seus predadores, os pássaros. Mas as borboletas pretas se destacavam, eram mais facilmente comidas pelos pássaros e existiam em menor número na população.

Até que, com o aumento do número de indústrias, a fuligem das fábricas foi se depositando nas cascas das árvores, fazendo com que elas ficassem pretas. Com isso, as borboletas cinzas ficaram em desvantagem e seu número diminuiu. As bétulárias pretas, por sua vez, conseguiram se esconder dos pássaros predadores, sobreviveram e se reproduziram, aumentando assim seu número na população.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não. Mas ela surgiu e permanece até hoje...

Postado em 24/04/2014 às 14:46:52 existênciaser humano. tags 

 

0 Comentários

Inserir comentário

Nome
e-mail Site
CAPTCHA Image