• Você vai encontrar aqui algumas perguntas feitas por crianças, que foram transformadas em programas de áudio e vídeos de animação. Para algumas delas, a ciência tem uma resposta. Para outras, não. Mais do que ter as respostas na ponta da língua, o que a gente espera é que você duvide delas e sinta-se estimulado a testá-las e a fazer outras perguntas. É mais ou menos assim que a ciência funciona. E é por isso que ela é tão fascinante!


  • Professores / pesquisadores e alunos dos cursos de Belas Artes, Ciências Sociais, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Medicina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), localizada em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil.


  • A história do Universidade das Crianças inicia-se em setembro de 2006, como projeto de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas e do Núcleo de Divulgação Científica da UFMG.


  • Transmitir às crianças a nossa paixão pela ciência e levá-las a re-conhecer e a cuidar do seu próprio corpo.


  • 1. Visitamos a escola e conversamos com os professores e com as crianças sobre o nosso projeto.
    2. Durante alguns dias, as crianças colocam em uma caixa lacrada (nem a professora pode abri-la!) suas dúvidas sobre o corpo humano e o meio ambiente.
    3. Recebemos a caixa com as perguntas, pesquisamos e discutimos a respeito das questões apresentadas e escrevemos um texto em resposta a elas.
    4. Voltamos à escola e, durante quatro dias, através de oficinas diversas, discutimos e rediscutimos com as crianças as dúvidas apresentadas.
    5. Os textos de algumas respostas são re-editados, de forma a optimizar o seu entendimento pelas crianças.
    6. Perguntas e respostas são gravadas e transformam-se em programas de rádio, que são veiculados na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e alguns deles viram também curtas de animação.


  • Para entender melhor o nosso trabalho, leia o diário de bordo de uma das integrantes da nossa equipe, clicando aqui.


  • Através deste site, você também pode participar do Universidade das Crianças. Basta nos enviar a sua pergunta, clicando aqui.

Se você quer conhecer o projeto ainda melhor, veja os textos que temos disponíveis para download