Como as cobras se reproduzem?

As cobras são animais fascinantes, que despertam a curiosidade de muita gente. A questão aqui é: como será que elas se reproduzem? Quem nos deixou essa pergunta foram a Ana Carolina, de 12 anos, e a Ana Elisa, de 14 anos, ambas estudam no Centro Pedagógico da UFMG. Quem responde essa para gente é o Professor Bernardo Gontijo, do Instituto de Geociências da UFMG:

“A cobra é um réptil e, assim como a maioria dos répteis, como tartarugas e jacarés, as cobras botam ovos.

Mas tudo começa com as fêmeas liberando substâncias químicas para atrair os machos pra bem pertinho delas. E nessa brincadeira pode até sair briga pela posse da parceira!

Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão reprodutor, chamado de hemipênis, na cloaca da fêmea, onde libera o esperma. Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo.

Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Em outras espécies, o desenvolvimento do filhote acontece todo dentro do corpo da fêmea. No momento do nascimento, o ovo se abre e o filhote é expelido pra fora do corpo da mamãe. Na maioria das cobras venenosas é assim que tudo acontece.”

Muito bacana, não acham?

Pergunta ilustrada por Leonardo Barros.

3 thoughts on “Como as cobras se reproduzem?

  1. QUE AS COBRAS SE REPRODUZEM NÃO HÁ DUVIDA.O QUE EU NÃO ENTENDI É COMO O MACHO DA MESMA ESPÉCIE PODE ENCONTRAR A FÊMEA, AS FLORESTAS SÃO ENORMES E CADA ESPÉCIE ESTÁ EM LUGAR DIFERENTE. EX: UMA CASCAVEL MACHO VAI LEVAR UM TEMPÃO PARA A ENCONTRAR A FÊMEA. UMA CASCAVEL PODE COPULAR COM UMA CORAL? E ASSIM POR DIANTE?

    1. Oi, Sebastião! A floresta é grande mesmo e as cobras têm suas táticas para se encontrarem no meio dela. Quando estão em época reprodutiva, as fêmeas liberam feromônios, umas substâncias químicas que os machos conseguem sentir de bem longe com seu olfato apurado, e aí conseguem localizar as fêmeas em meio à floresta. É meio que usar como um perfume que só elas conseguem criar!

      Já sobre uma coral copular com uma cascável, não é possível. Tem várias e várias espécies de cobras, que diferem muito em suas táticas reprodutivas (qual o “cheiro” do feromônio? quando estão prontas pra se reproduzir? etc.), que impede que elas copulem. E mesmo que houvesse a cópula, existem vários outros mecanismos que impedem que nasça um filhote: muito provavelmente, o espermatozoide de uma cascável nem conseguiria fecundar o óvulo de uma coral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *