COMO NOSSO CORPO SE DESENVOLVE TÃO RÁPIDO?

Oi Kaique! Várias coisas acontecem no nosso corpo para que a gente se desenvolva rápido. E isso acontece desde quando a gente era um monte de células dentro da barriga da nossa mãe, e não nos parecíamos nada com o que somos hoje. Mas, com o tempo, várias transformações ocorreram. Foram surgindo  células muito diferentes umas das outras, como por exemplo: os neurônios, que são as células nervosas; as células do sangue, do osso,da pele ou do músculo.

Para que a gente cresça e se desenvolva , substâncias chamadas de hormônios são  produzidas pelo nosso próprio corpo. Existe um hormônio, por exemplo, chamado de hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, vai influenciar para que a gente cresça de tamanho.

 Existem, ainda, os hormônios sexuais: nas meninas, o estrógeno e nos meninos a testosterona. Eles, além de contribuírem para o crescimento, também vão influenciar nas mudanças que ocorrem no nosso corpo durante a adolescência: alterações no tamanho das mamas e dos quadris, mudança na voz e na quantidade de pelos no corpo.

 Você já percebeu que algumas pessoas podem se desenvolver mais do que outras? Existem pessoas mais altas, outras mais baixinhas e também aquelas mais cheinhas ou magrinhas.  E o que pode influenciar isso é a genética e também o modo de vida da pessoa: a alimentação, prática de esportes e regularidade no sono. Sabe o hormônio do crescimento? Ele é liberado principalmente durante o sono, por isso é importante dormir cedo para crescer!

Texto de Diego Lacerda e Bárbara Kelem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *