Como o óvulo e o espermatozóide são formados?

A Rosa, de 8 anos, deixou uma pergunta interessante no site e agora a gente responde. Pedimos a Fabiana Cassiano, da faculdade de Medicina da UFMG, para nos dar uma mãozinha. Segue abaixo o que ela disse:

Olá, Rosa, tudo bem?
O corpo do homem e da mulher possui muitas semelhanças, mas também, algumas diferenças. Pra início de conversa, o corpo do homem possui um sistema reprodutor diferente do da mulher, tanto dentro quanto fora do corpo. Os espermatozoides são produzidos dentro dos testículos dos homens e os ovócitos (comumente chamados de óvulos) são formados dentro dos ovários das mulheres, e ambos são chamados de gametas.
O óvulo e o espermatozóide são células diferentes daquelas que formam o restante do corpo, pois possuem apenas metade do material genético. Por curiosidade, o processo de formação dessas células é chamdo de meiose, na qual uma célula germinativa se divide e da origem a quatro células filhas, cada uma com metade do material genético da célula inicial.
No menino, os espermatozóides começam a ser formados quando ele chega na adolescência. São produzidos muitos e muitos espermatozoides, e essa produção geralmente acontece durante o resto da vida do homem.Já na menina acontece um pouco diferente. Quando ela ainda está na barriga da mãe, suas células especiais se dividem e formam outras, parecidas com pequenos ovos, e por isso são chamados de ovócitos I. Eles ficam guardados na parte baixa da barriga, nos ovários. Ao nascer, a menininha tem no seu ovário cerca de 2 milhões de ovócitos I! Eles ficam lá quietinhos até chegar à adolescência, quando o organismo da menina passa por modificações em seus hormônios e, consequentemente, em seu corpo.
E é da transformação dos ovócitos I que começam a surgir os ovócitos II e, assim, os óvulos. No ovário de uma adolescente, normalmente é formado um ovocito II todo mês, que é liberado para poder ser fecundado, caso algum espermatozoide consiga alcançá-lo e penetrá-lo. E é da união do óvulo com o espermatozóide se forma uma célula, o zigoto, que se desenvolve para formar um novo ser.

Mas chega uma idade em que a mulher não forma mais óvulos. Isso acontece normalmente lá pelos 45 a 55 anos de idade, mas pode acontecer antes ou depois. Então, não havendo mais óvulos para fecundar, a mulher não pode mais ter filhos.

Essa pergunta foi ilustrada por Leonardo Barros.

4 thoughts on “Como o óvulo e o espermatozóide são formados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *