Como os números surgiram?

Você tem idéia de como os números surgiram? Como será que os povos antigos faziam suas contagens antes de os números existirem?

A Cristina, que é professora da terceira série do Ensino Fundamental, visitou o nosso site e nos deixou a seguinte pergunta outro dia: “como surgiram os números?”. Sobre o assunto, conversamos com o professor Dan Avritzer, do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Veja o que ele disse:

“Os números são tão antigos quanto a história da civilização. Quando as pessoas ainda, nas cavernas, estavam fazendo atividades como a caça, já tinham necessidade da contagem.   Inicialmente, nos sistemas de contagem mais antigos de que se tem relato (que existiam inclusive entre povos indígenas mais primitivos no Brasil, Austrália, etc), as pessoas contavam apenas em um, dois e muitos. Ainda não tinham um sistema de numeração evoluído. Mas à medida que a civilização foi evoluindo, se intensificaram os sistemas de trocas e de acumulação.

No antigo Egito, começou-se a controlar as enchentes do Nilo, então havia a necessidade de se fazer barragens e medir terras, saber quanto o nível do rio havia subido ou descido, de quem eram as terras mais férteis para determinadas atividades… E depois tinha-se todo um sistema de previsão para as colheitas, por que elas dependiam (como dependem) do clima e das épocas do ano, e por isso era muito importante saber a época certa para se plantar e se colher, a que horas fazer cada coisa, enfim, tudo isso fez com que o sistema numérico evoluísse, para dar conta dessas atividades econômicas.

Então, o sistema de numeração inicialmente era usado apenas para se contar, mas a necessidade de se registrar números grandes usando uma quantidade de símbolos relativamente menor fez com que houvesse um avanço muito interessante que foi a criação de bases numéricas. Isso surgiu inicialmente, tanto quanto se sabe, na Babilônia, e também se sabe de um sistema de numeração que surgiu no México entre os astecas.

E como funcionava esse sistema de base na matemática? Na Babilônia, por exemplo, existia um sistema de contagem de base sessenta. As pessoas contavam até sessenta e depois, quando precisavam contar números maiores, se usava um símbolo representando sessenta e outro para um, dois, daí por diante. Com isso você conseguia escrever números com uma certa eficiência.   Esse sistema de numeração persiste até hoje quando a gente fala que uma hora tem 60 minutos, que um minuto tem 60 segundos… isso é um resquício desse sistema de numeração. A mesma coisa acontece com as medidas de ângulo – um círculo tem 360 graus, o que são seis vezes sessenta.

Já o sistema que usamos hoje é chamado indo-arábico e tem base dez. é chamado de indo-arábico porque foi uma combinação de um sistema de origem árabe com um de origem indiana. Os árabes contribuíram com os algarismos e os indianos, com o zero, que é muito importante na evolução do sistema numérico.

Temos dez símbolos, contando com o zero, e conseguimos escrever números grandes através da combinação de uma quantidade relativamente pequena desses símbolos.”

Imagina se a gente tivesse que representar os números todos contando-os de um em um?

11 thoughts on “Como os números surgiram?

  1. Muito boa!
    Na minha escola, os professores inventaram um tal caderno de produções, e é falando de cada matéria, mais tem que ser com suas próprias palavras. Mano eu não sei como fazer isso KKK o meu único jeito tem quer ser pesquisado msm. Pq não vou fazer uma coisa que não sei com minhas próprias palavras . ????

  2. Muito boa!
    Na minha escola, os professores inventaram um tal caderno de produções, e é falando de cada matéria, mais tem que ser com suas próprias palavras. Mano eu não sei como fazer isso KKK o meu único jeito tem quer ser pesquisado msm. Pq não vou fazer uma coisa que não sei com minhas próprias palavras . ????
    E agora tenho que fazer isso ” como surgiram os números” , .

    1. Oi Iara! Muito bacana a iniciativa dos seus professores. É muito bom para o desenvolvimento de nosso aprendizado que saibamos pesquisar os temas e depois refletirmos sobre eles para dar nossa opinião. Acredito que vai ser bem legal!

    1. Que bom Mateus! Ficamos felizes em saber que estão gostando do nosso site e usando para estudar de uma forma melhor. Qualquer pergunta que você tiver, manda pra gente. Vai ser um prazer tentar te ajudar!

  3. MINHA PROFESSORA ME DISSE QUE NESSE SITE POSSO PESQUISAR TUDO DE MATEMATICA COMO O MATHEUS HENRIQUE E A NEUZA EU ESTUDO LA TAMBEM NA CVM COLEGIO VILA MILITAR MUITO OBRIGADA VOCES ESTAO ME AJUDANDO MUITO BEIJOS

    1. Ei Iara! Que bom que estamos ajudando você nos seus estudos. Pra gente isso é muito importante! Continue sempre acompanhando o nosso trabalho. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *