É verdade que as cobras enxergam mal?

Vejam só que interessante essa resposta do Prof. Jaime Bertolucci, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo, Piracicaba.  
“As cobras, como todos os outros animais, estão bem-adaptadas ao seu ambiente e ao seu estilo de vida. Assim, as espécies subterrâneas enxergam mal enquanto algumas espécies que vivem em árvores têm uma visão mais desenvolvida e até percebem as cores muito bem.

Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. As serpentes, por exemplo, têm um olfato excelente. Muita gente acha que quando uma cobra coloca a língua para fora ela está ameaçando. Só que não é isso que acontece, quando uma serpente dardeja a língua do ar, ou seja, põe a língua para fora, ela está apenas captando partículas que vão ser percebidas dentro da boca pelo chamado órgão vomeronasal. Algumas serpentes, como a cascavel, a jararaca e a urutu, são capazes de perceber a presença de uma presa sem vê-la, sentindo apenas o calor que vem do seu corpo.

Essa pergunta foi ilustrada por Bruno Sommerfeld.

One thought on “É verdade que as cobras enxergam mal?

  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *