Por que as pessoas têm problemas nos rins?

O Júlio, que tem 11 anos e mora na Serra do Cipó, nos deixou a seguinte pergunta: afinal, por que as pessoas têm problemas nos rins? Quem nos ajuda é a Camila Rabelo, aluna de Medicina da UFMG.
As pessoas podem ter problemas diferentes nos rins. Alguns podem ocorrer quando o bebê ainda está se desenvolvendo na barriga da mãe. Assim, algumas pessoas nascem com a forma de um ou dos dois rins alterada. E essa alteração na forma pode dificultar o correto funcionamento desse órgão.

Os rins também podem ter problemas devido a infecções por bactérias vindas, por exemplo, do nosso próprio intestino ou do ar que respiramos. Também ocorrem infecções por fungos.

Algumas doenças que afetam o corpo como um todo também podem causar problemas nos rins. é o caso do diabetes e da hipertensão arterial sistêmica, também conhecida por pressão alta.

Outros problemas são resultado de uma falha no sistema de defesa da pessoa que acaba  causando danos as células do próprio corpo, inclusive dos próprios rins. é o que ocorre, por exemplo, em uma doença chamada lúpus.

Outro problema que pode ocorrer nos rins é o câncer,o que é mais comum no adulto e está muito relacionado ao hábito de fumar.

é, realmente, podem ocorrer muitos problemas com os rins. Mas sabe o que você pode fazer? Primeiro, você pode cuidar deles, bebendo bastante água e fazendo sempre xixi, que é o jeito dos rins jogarem fora substâncias e microorganismos que podem causar doenças. Segundo, você deve prestar atenção na cor, no cheiro e tudo mais que achar estranho no seu xixi. Caso isso ocorra, você deve pedir a um adulto pra ele te levar ao médico.

Por último, é sempre importante ter hábitos de vida saudáveis. Se alimentar bem, fazer atividades físicas e também fazer coisas que te façam feliz, pois uma cabeça boa é o primeiro passo para uma boa saúde.

Faz sentido, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *