Por que existe ser humano?

Existem pelo menos duas respostas para esta pergunta. Uma resposta religiosa é de que os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Você talvez queira ouvir uma resposta formulada com base em teorias científicas. Não sei se você vai ficar satisfeita com essa resposta, mas lá vai: a partir de uma perspectiva científica, não há necessidade de haver seres humanos. Os seres humanos são apenas animais como todos os outros, que, assim como existem, poderiam não existir.

Na biologia, há uma teoria que fala sobre isso. Essa teoria se chama evolução por seleção natural e foi formulada por um cientista inglês chamado Charles Darwin, que viveu no século XIX. A teoria da evolução por seleção natural é muito fácil de compreender. Em resumo, ao observar as variadas características de forma e comportamento dos seres vivos (que eram transmitidas de geração para geração), Darwin deduziu que, dependendo do ambiente, algumas características podem ser mais adaptativas do que outras, fazendo com que alguns indivíduos vivam mais ou se reproduzam mais.

Quer ver um exemplo? Na Inglaterra, existe um tipo de borboleta que pode apresentar duas cores: cinza ou preto. Essa borboleta se chama betulária, porque ela costuma pousar numa árvore de casca cinza que se chama bétula. Inicialmente, a maioria das borboletas era cinza. A cor cinza funcionava com uma excelente camuflagem. Assim, as borboletas cinza pousavam sobre as árvores cinza e não eram vistas pelos seus predadores, os pássaros. Mas as borboletas pretas se destacavam, eram mais facilmente comidas pelos pássaros e existiam em menor número na população.

Até que, com o aumento do número de indústrias, a fuligem das fábricas foi se depositando nas cascas das árvores, fazendo com que elas ficassem pretas. Com isso, as borboletas cinzas ficaram em desvantagem e seu número diminuiu. As bétulárias pretas, por sua vez, conseguiram se esconder dos pássaros predadores, sobreviveram e se reproduziram, aumentando assim seu número na população.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não. Mas ela surgiu e permanece até hoje…

6 thoughts on “Por que existe ser humano?

  1. Boa noite
    Como vocês foram capazes de “nivelar por baixo” o ser humano, reduzindo-o, colocando-o em pé de igualdade com o restante dos animais, que são irracionais?
    Será que viemos a este planeta redondo e azul apenas para comer, beber, dormir e fazer sexo? Será que o ser humano não terá de desenvolver virtudes ao longo da vida para poder com elas se relacionar com os seus pares e com tudo o mais?
    Parabéns, continuem ensinando essa falácia do evolucio{comu}nismo para nossas crianças…

    1. Oi Joelma,

      Obrigada pelo comentário.

      Se você der uma olhada geral nas respostas, verá que temos uma preocupação em apresentar o ser humano, não apenas como um ser biológico, mas que se faz também a partir dos seus relacionamentos com os outros e com o meio ambiente, enquanto um ser sensível. Temos inclusive ressaltado a importância do amor. Agora enquanto cientistas, acreditamos que a população da terra muda lentamente com o passar dos tempos e a isso chamamos de “teoria da evolução biológica”. Importante dizer que isso não nega a crença em Deus ou em qualquer força transcendental.

  2. DEUS, ao nos criar, deu-nos plena liberdade para optarmos pelo bem ou pelo mal, pela vida ou pela morte.
    Diferentemente das demais espécies, o ser humano vivendo em clãs, foi adquirindo e compartilhando experiências que beneficiou a cada um individualmente e a todos os demais membros do grupo. Não somos filhos do acaso, DEUS sonhou com cada um de nós, desde antes de ter criado o mundo. Se tivéssemos surgido por um acidente da natureza, outras espécies já estariam também num estágio intermediário, se preparando para dar saltos significativos na evolução. Não creio que a teoria de Darwin seja errada. Todas as espécies sofrem mutações que ao longo do tempo são bem notáveis. Eu tenho comigo que a teoria de Darwin e a criação de DEUS não se conflitam. Nos nossos dias, vemos pessoas que se empenham em fazer o bem, outras, não sabem viver sem prejudicar as outras. A própria inteligência humana é excelente para fazer o bem, mas muitas vezes é usada fazer o mal.

  3. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

  4. Muito bom o artigo!
    Achei super verdadeiro. As pessoas querem atribuir significado à nossa vida, como se fôssemos mais importante do que outros seres.
    Nós só nos desenvolvemos mais, só isso. Não temos motivo pra viver! Sequer poderíamos ter existido, por alguma mudança no tempo geológico da Terra.
    E religião surgiu junto ao homem, só para os desavisados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *