Por que o guepardo corre tão rápido?

Se você já viu aqueles documentários sobre animais, bem no estilo Discovery Channel ou National Geographic, deve ter reparado que o mundo animal tem muitas surpresas e fatos interessantes. A Myllena visitou o nosso site outro dia e nos deixou uma pergunta sobre essas coisas curiosas: “por que o guepardo corre tão rápido?”. E quando ela diz, “tão rápido”, é rápido mesmo: estes bichanos são os animais mais velozes do mundo e podem chegar a correr a mais de 100 km/h!

Andrei Pernambuco, aluno de doutorado do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, fala mais sobre esses felinos.

“Este ‘simpático animal’ da família dos Felídeos (Felidae) pode alcançar facilmente velocidades de até 120 Km/h. Se pararmos pra pensar, é mais rápido que a velocidade que um carro pode atingir legalmente nas estradas mais rápidas do Brasil. Aqui, a velocidade máxima permitida em uma estrada é de 110 km/h. Falando nisso, se por um acaso um guepardo passasse em um radar nas estradas brasileiras, ele certamente seria multado!

Uma vez ouvi que o que diferencia um carro de Fórmula-1 dos carros que normalmente vemos nas ruas, são principalmente duas coisas: motor e aerodinâmica. Então, será que é isso que faz com que o Guepardo corra mais que qualquer outro animal? Provavelmente não, pois animal não tem motor, certo? Errado! Realmente os animais não têm motores como os carros, mas abaixo da pele deles, assim como da nossa, existe uma série de músculos super bem preparados e prontos para dar impulso ao animal quando ele precisar. A energia para estes motores é a glicose que vem dos alimentos e não a gasolina, o álcool ou o diesel.

Tudo bem, animais têm “motores”, mas e esta tal de aerodinâmica? Isso não deve ter não, certo? Não exatamente! Aerodinâmica diz respeito ao “formato”. Todos os corpos possuem uma forma característica: alguns são mais arredondados, outros são mais finos e alguns são mais pontudos, e a forma do corpo acaba por prejudicar ou facilitar seu deslocamento no meio de fluidos como o ar ou a água. Dizemos então que quanto mais aerodinâmico for a superfície corporal, mais facilmente ele consegue se deslocar e conseqüentemente maior será sua velocidade.

O formato do corpo do guepardo lhe dá uma grande vantagem quanto à velocidade: ele possui um corpo bastante musculoso, leve e flexível, o que faz o ganho de impulso ser mais fácil do que se seu corpo fosse pesado e grande. Suas patas são adaptadas e possuem almofadas com ranhuras que permitem um alto poder de tração, ou seja, eles dificilmente escorregam. A longa cauda, que pode chegar a medir 85 cm, funciona como um contrapeso que ajuda a manter o equilíbrio do animal durante as mudanças de direção que ocorrem durante a corrida. A cabeça do guepardo é pequena, leve e arredondada, seu focinho é curto, as narinas são largas e os olhos estão na parte superior da cabeça, sempre direcionados para frente. Este conjunto de características permite que o animal respire melhor durante a corrida, enfrente menor resistência do ar e nunca perca de vista sua presa enquanto está a persegui-la.
Os guepardos também podem ser conhecidos como Chitas ou Leopardos Caçadores. Quando adultos podem medir 85 cm de altura, dois metros de comprimento (incluindo a cauda) e pesam cerca de 60 kg. Infelizmente, este animal, como muitos outros, se encontra ameaçado de extinção. Atualmente podemos encontrá-los apenas no Continente Africano, no Irã e no Afeganistão. Eles precisam ser preservados!”

E precisam mesmo, não é verdade?

One thought on “Por que o guepardo corre tão rápido?

  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *