Por que os animais são diferentes dos seres humanos?


Já parou para pensar no quanto somos parecidos – e ao mesmo tempo, diferentes – se comparados aos outros animais? E por falar em diferenças, já que somos animais, porque somos diferentes das outras espécies?

Esta pergunta é da Vanessa, que tem 11 anos e mora em Cardeal Mota. Quem dá uma mãozinha para desvendar algumas pistas sobre estas diferenças são a Débora D’Ávila, que é professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e o Luiz Fernando Monte, aluno de Medicina também da UFMG.

Veja só o que eles disseram:

“Nós, os seres humanos, também somos animais. Precisamos nos alimentar, respirar e descansar, como qualquer animal.

De fato, é interessante perceber como os outros animais são diferentes dos seres humanos. Alguns vivem em árvores, outros vivem debaixo d’água e alguns, até mesmo, debaixo da terra. Por outro lado fazemos algumas coisas que os outros animais não fazem, como compor uma bela canção. Você nunca viu um coelho tocando guitarra e nem uma galinha dançando ballet clássico, certo?

Somos bípedes, andamos eretos, e temos duas mãos livres, muito habilidosas, que nos permitem fazer tricô ou construir um monte de coisa.

Também falamos diferente dos outros animais e conseguimos nos comunicar muito bem através da linguagem. Podemos contar histórias da época dos nossos avôs, explicar como funcionam as coisas, ou até mesmo imaginar como será o mundo daqui a milhares de anos. Isso nos permite viver em sociedade, de uma forma bem diferente dos outros animais.

Quase todas essas características, que nos diferenciam dos outros animais, se relacionam, direta ou indiretamente ao nosso cérebro. Ele é bem grande, principalmente a sua parte mais superficial, chamada de córtex cerebral. E o seu desenvolvimento nos dotou de capacidades que os outros animais não possuem. E para caber dentro da nossa cabeça, o nosso cérebro fica todo dobradinho.

Com ele criamos objetos para nos adaptar a ambientes que não vivemos naturalmente. Não podemos voar como os pássaros e nem respirar debaixo d’água como os peixes. Mas somos capazes de construir submarinos e aviões, e esses objetos nos ajudam a permanecer de baixo d’água e a voar bem alto.”

E aí, você consegue pensar em mais diferenças e imaginar o porquê de elas existirem?

Animação:
Fabiano Bomfim
Higgor Viniccius
Mathues DI Mambro
Samuel Marcelino

3 thoughts on “Por que os animais são diferentes dos seres humanos?

  1. Muito legal seu artigo e de fácil entendimento, posso te dizer que até uma criança de 5 anos consegue entender seu artigo, Parabéns pelo artigo e muito obrigado por ter compartilhado conosco.. Vou compartilhar aqui para que mais pessoas possam ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *