Por que os olhos piscam?

Já imaginou se a gente não piscasse? Por que será que piscamos o tempo todo? Esta é uma dúvida de muitas pessoas, e varias crianças nos fizeram esta pergunta. Quem ajuda a responder é Ana Luiza Reis, aluna da Faculdade de Medicina da UFMG:

“é verdade, pra que serve esse pisca-pisca constante, que, às vezes, nem percebemos que fazemos o tempo todo?

Bom, piscar é muito importante para a saúde dos olhos! Esse abre e fecha ajuda a espalhar a lágrima por toda a superfície do olho. Peraí, lágrima? Isso mesmo! Ao contrário do que muita gente pensa, não produzimos lágrimas só quando choramos. Elas são produzidas o tempo todo por uma estrutura que fica acima dos olhos, a glândula lacrimal. E pra quê espalhar essa lágrima? Não deve ser à toa né? E não é. A lágrima limpa as impurezas dos nossos olhos, para protegê-los. Além disso, esse reflexo de piscar também evita que partículas maiores entrem no nosso olho. Sabe? Quando você vê aquele bichinho voando na direção do seu olho, você pisca, não é mesmo? E você faz isso sem pensar, para proteger o seu olho e não deixar o bichinho entrar.

E, não sei se você sabe, mas isso que está envolvendo seu olho parece-se com uma lente e chama-se córnea. E ela precisa estar sempre lubrificada, ou seja, com lágrima por cima. Você pode reparar que se você forçar não piscar por um tempinho, sua visão vai ficar borrada e seu olho vai arder e pode até ficar vermelho. Tá vendo como é importante piscar?

Agora vai uma dica! Nada de ficar muito tempo na frente da TV ou do computador. Aquele desenho que ta passando ou aquela fase difícil do game te deixa tão concentrado que te faz piscar menos. E pra piorar, a luz que sai dessas telinhas ajuda a secar suas lágrimas. Xi… agora você já sabe que os nossos olhos ficam piscando para deixar a nossa córnea sempre lubrificada e limpinha, deixando-os livres de todas as impurezas que podem chegar neles.”

Legal, né?

Ilustração: Bruno Sommerfeld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *