Por que os pernilongos cantam antes de picar?

    Para responder a pergunta do Lucas, que é lá de Vargem Grande – SP, o Universidade das Crianças resolveu fazer uma brincadeira: A Marianna Teixeira, uma das nossas ilustradoras, respondeu a pergunta e a Amanda Martins, que normalmente é uma das responsáveis pelos textos, fez a ilustração

     Oi Lucas! Com certeza você se viu fazendo essa pergunta enquanto escutava uma desagradável sinfonia na hora de dormir, né? Pode parecer que esse som irritante venha da boca do mosquito, mas na verdade, eles são causados pelo bater das suas asas. Isso mesmo! 

Pra você entender melhor, vamos usar um exemplo diferente: quando uma pomba levanta vôo, nós escutamos o bater das asas dela, certo? Cada vez que a asa do pombo bate ela desloca uma quantidade de ar para cima ou para baixo e isso gera um som. A quantidade de batidas de asas em um intervalo de tempo é o que chamamos de frequência. Agora imagina o ‘tamanico’ de um pernilongo… As asas são muito pequenas e finas, e devem bater muuuuuitas vezes enquanto uma pomba bate somente uma ou duas. 

Então a frequência desse som é bem maior, o que faz ele parecer bem “fininho” no nosso ouvido. E é tão rápido, mas tão rápido, que a gente não percebe nem a pausa entre uma batida e outra. Curioso, não é? Talvez seja por isso que nos incomodamos com esse “bzz” perto do nosso ouvido. 

Olha, a gente só escuta esse som quando esses insetos vêm pra perto de nós, ou seja, estão prontos para picar. Eles têm a capacidade de farejar o ar que soltamos na respiração, então, se estão por perto, com certeza querem nosso sangue! São somente as fêmeas que se alimentam de sangue e é por isso que ficamos com a impressão de que existe uma cantoria perto do nosso ouvido. Elas cantam antes de nos picar e é só nesse momento que podemos escutá-las. 

Vale lembrar que, embora pequenos e aparentemente inofensivos, alguns pernilongos podem ser vetores de doenças, então, na dúvida, quando escutarmos esse som, o melhor mantê-los bem longe! 

One thought on “Por que os pernilongos cantam antes de picar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *