O xixi é composto por água e várias substâncias que o nosso corpo não aproveita mais, uréia, sais minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio e restinho de remédios que a gente toma. A mistura dessas substâncias é o que deixa nosso xixi amarelo. Mas o xixi deve ser quase transparente, um amarelo clarinho.

Quando o xixi está muito amarelo, é sinal que existe muito mais dessas substâncias e menos água no seu xixi. Isso é um sinal que você está bebendo pouca água ou então está comendo alimentos que têm muito sal (como presunto, queijos amarelos, lingüiças, salsichas, aqueles temperos prontos que a mamãe usa pra cozinhar), esses alimentos diminuem a saída da água no xixi.

Crianças até 12 anos precisam tomar entre 1 litro a 1,5 litro de água por dia. A partir dessa idade temos que tomar 2 litros a 2,5 litros de água por dia. Nos dias mais quentes ou quando a gente brinca muito e transpira muito a gente pode abusar dos sucos naturais, das frutas que tem mais água (como a melancia, o melão, a laranja, o mamão) pra gente conseguir ter mais água no nosso corpo e deixar o xixi menos amarelo! Então, não se esqueça: tome muita água sempre!