O corpo humano é formado por vários órgãos. Cada órgão faz coisas diferentes e importantes para a nossa sobrevivência, e, quando eles trabalham juntos, em equilíbrio, nos sentimos saudáveis.

Existem órgãos chamados de órgãos vitais, sem eles não conseguimos viver. É o caso, por exemplo, do pulmão, responsável pelas trocas gasosas; do coração, com a função de bombear o sangue através do corpo, e do rim, que filtra o sangue, eliminando pela urina, substâncias sem utilidade para o organismo. Tem, também, o intestino delgado, este atua na digestão e absorção dos alimentos ingeridos mantendo o corpo forte e saudável.

Além desses, há outros órgãos fundamentais para a manutenção do corpo humano, a pele é um deles, você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? SIM, isso mesmo. Ela tem uma função muito importante, a de revestir o corpo inteiro, e proteger o organismo de agentes invasores.

Também existem órgãos que, apesar de não serem vitais, são importantes para a gente. São os órgãos reprodutores: nas mulheres, os ovários e o útero; nos homens, o pênis e o testículo. Eles contribuem para garantir a manutenção da nossa espécie no mundo.

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos. Sabe como isso acontece? Lembra quando você está fazendo alguma atividade física e o seu coração começa a bater mais rápido? Esta é uma das situações na qual os músculos precisam de mais oxigênio e, para isso, o cérebro envia estímulos para o coração bater mais forte e os pulmões se dilatarem. Assim, as trocas gasosas acontecem numa velocidade maior, e como resultado o oxigênio circula mais rápido pelo corpo. Viu só? Vários órgãos se relacionam para manterem o equilíbrio que o corpo precisa.

Além disso, é através do cérebro que percebemos o mundo a nossa volta. Ele é responsável por interpretar o que se vê, sente, cheira, escuta, e também, por possibilitar que tenhamos emoções, como alegria, felicidade ou medo. Sendo assim, não é possível dizer que existe um órgão mais importante, pois todos os órgãos trabalham em conjunto para manterem o funcionamento e a saúde do nosso corpo.