Uma pessoa pode morrer por causa do piolho?

O piolho incomoda bastante, não é verdade? Mas será que uma pessoa pode morrer por causa dele? Quem nos perguntou isso foi a Ana Carolina, leitora do nosso site.

Denise Perez, mestranda no Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, diz que uma pessoa não morre por causa do piolho, mas ele pode trazer complicações para a vida de quem o tem: “o principal sinal que ele deixa é a coceira. Quando o piolho pica a nossa cabeça, libera na saliva uma substância que nos faz coçar e coçar, e com essa coceira toda, se a gente não passar remédio e limpar bem a cabeça, podemos nos machucar e deixar umas feridinhas que facilitam a entrada de bactérias que podem causar algum outro tipo de doença no nosso corpo”, ela diz.

E como evitá-los? “A melhor forma de prevenção contra os piolhos é estarmos bem limpinhos, tomando banho todos os dias e lavando a cabeça sempre que necessário”. Além disso, Denise deixa uma dica: “também é recomendado que a gente não use pente, escova, boné ou chapéu de estranhos. Assim a gente fica longe desse bichinho que nos incomoda tanto!”

Viu só? 

One thought on “Uma pessoa pode morrer por causa do piolho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *